25 de março de 2021 às 18:42
Publicado por UV.Line
A pele
A pele é o maior e mais exposto órgão do nosso corpo humano, ela corresponde a 16% do nosso peso corporal. Além disso, é um órgão extremamente complexo e responsável por muitas funções do nosso organismo.
Ela funciona como uma barreia de proteção contra infecções e doenças. Além de controlar a temperatura e umidade do nosso corpo.
Por ser tão significativa, ela pode servir como um alerta para alguma irregularidade do organismo. Assim também, é capaz de reagir tanto aos fatores externos como os internos.
Do mesmo modo, a alimentação, atividades físicas, variações hormonais, estresse, exposição aos raios UV, tudo interfere diretamente na saúde, no funcionamento e na aparência da pele.
Contudo, existem quatro tipos básicos de pele: normal, seca, oleosa e mista. O tipo de pele é determinado pela genética. Embora, no dia a dia o aspecto dela pode variar conforme as condições submetidas.
Os tipos de pele
Normal
Cientificamente conhecida pelo termo eudérmica. Em outras palavras, é utilizada para se referir a uma pele balanceada.
A produção de sebo é equilibrada com aparência de poros finos e sem machas.
Seca
O nome já diz tudo. O termo seco é usado para descrever uma pele com pouca retenção de água.
É uma pele mais sensível, com aspecto ressecado, áspero e opaco. Dessa forma, a hidratação torna-se um passo imprescindível para o cuidado e tratamento.
Oleosa
Um tipo de pele com alta produção de sebo. Geralmente a oleosidade é concentrada na região denominada “Zona T” (testa, nariz e queixo).
Com poros visíveis e brilho excessivo, apresenta maior tendência ao surgimento de cravos e espinhas.
Além disso, a pele oleosa está propensa à diversas formas de acne. Desde os casos suaves até os graves, que pode atingir o rosto, pescoço, ombros, costas e peito.
Mista
É uma combinação de todos os tipos de pele. As áreas da testa, queixo e nariz são mais oleosas, mas o sebo e a umidade em geral tendem a ser mais equilibrados, com uma pré-disposição ao leve ressecamento das bochechas.
Cuide-se
Apesar da classificação em relação ao grau de oleosidade, todas as peles apresentam maior concentração de glândulas sebáceas na Zona T do rosto.
Embora a pele sensível e acnéica sejam muito comentadas por aí, elas não correspondem a um tipo específico de pele, são características desencadeadas por vários fatores.
Sendo assim, é fundamental que cuidemos da nossa pele, não somente do rosto, mas de todo o corpo. Além de tratamentos para um melhor equilíbrio, é necessário tomar alguns cuidados.
Para isso, recomendamos sempre consultar um médico dermatologista que ajudará com qualquer irregularidade da pele.
Ao mesmo tempo, também precisamos prestar atenção na nossa alimentação e principalmente beber muita água. Além de usar roupas com proteção solar para evitar os danos causados pelos raios ultravioletas.
Conheça nossa linha completa de produtos com proteção solar UV para te proteger a sua pele na vida ao ar livre.
Gostou do nosso conteúdo? Confirma mais dicas pelo nosso instagram @uvlineoficial
SOBRE O AUTOR
UV.Line
Marca pioneira no ramo de roupas com proteção solar. Certificada na ARPANSA. FPU50+