18 de novembro de 2020 às 12:05
Publicado por UV.Line
Hoje inauguramos a categoria viagem no nosso blog! Traremos convidados especiais para dar dicas de destinos, passeios, roteiros e muito mais. Afinal, viajar é tudo de bom, não é mesmo? Nossa primeira convidada é a @leyds, do blog Leyds Viaja! Ela visitou a Chapada das Mesas, um lugar incrível no Maranhão, cheio de cachoeiras e trilhas. Confira as dicas 😉
São tantas cachoeiras e trilhas no Parque Nacional da Chapada das Mesas que, sem dúvida, o mais difícil vai ser escolher por qual delas começar! Contudo, é importante salientar que se locomover até os pontos turísticos é uma tarefa complicada, pois as estradas são de chão e bem irregulares. Assim, para conhecer os principais pontos de interesse recomendo você fechar um pacote com uma agência.
Com toda a certeza, a estação seca é a melhor época para visitar a Chapada. E, como durante esse período as temperaturas são bem elevadas, não esqueça de colocar na mala tanto protetor solar quanto roupas com proteção solar, pois muitas trilhas do parque são descampadas. Então já aproveita para escolher suas peças no site da UV.LINE Brasil ou UV.LINE internacional.

Foto @leyds
01 – Complexo do Poço Azul
Em primeiro lugar cito o Complexo do Poço Azul, um dos lugares que mais me impressionou nessa viagem pela Chapada das Mesas. As águas de tom azul turquesa são um convite para mergulhar e repor as energias.
O complexo do Poço Azul fica localizado na cidade de Riachão, vizinha a Carolina que é onde a maioria das pessoas costuma fazer de base. Além da atração principal que é o próprio Poço Azul, existem outras cachoeiras que deixam o lugar ainda mais bonito.
02 – Encanto Azul
O Encanto Azul, nascente de águas cristalinas localizada cidade de Riachão, nada mais é do que um poço com águas tão cristalinas e azuis que você chega a ficar sem fôlego. O poço possui cerca de 10m de profundidade e a visibilidade é tão incrível que você consegue enxergar o fundo sem problemas.
Para chegar até o Encanto Azul você vai precisar percorrer uma trilha com trechos bem íngremes. No entanto, todo o esforço no final vale a pena com a vista deslumbrante.

Foto @leyds
03 – Cachoeira do Santuário
Em terceiro lugar, não poderia deixar de falar da cachoeira do Santuário, a mais diferente que já visitei na vida e a principal atração do Complexo Turístico Pedra Caída. Para chegar até a queda d’água de 46 metros de altura, caminhamos não apenas por passarelas e rampas suspensas, como também atravessamos o Cânion do Santuário com água até a cintura ou o pescoço.
04 – Cachoeira do Capelão
Em seguida, no Complexo Turístico de Pedra Caída, a Cachoeira do Capelão é outro cartão postal que não pode ficar de fora do seu roteiro de passeios na Chapada das Mesas. Sua queda d’água possui incríveis 18m de altura e o poço que fica embaixo é fundo o suficiente para nadar e aproveitar bastante.
A grande vantagem é que o Complexo Turístico de Pedra Caída possui uma infraestrutura top, com escadas, passarelas e pontes para você se locomover bem.

Foto @leyds
05 – Cachoeira São Romão
Com toda a certeza, a Cachoeira São Romão é uma das mais impressionantes que você verá durante seus passeios na Chapada das Mesas, localizada dentro do Parque Nacional da Chapada das Mesas. Aliás, o passeio fica ainda melhor se você passar uns minutinhos atrás da queda d’água. Ótima dica para lavar a alma e jogar fora as energias ruins!
Além disso, nessa cachoeira você poderá também ir de caiaque até pertinho da cachoeira ou nadar na praia formada pelo Rio Farinha.
Gostou das dicas? Para conferir mais detalhes desse destino, leia o post completo no blog da Leyds!
SOBRE O AUTOR
UV.Line
Marca pioneira no ramo de roupas com proteção solar. Certificada na ARPANSA. FPU50+